Joana Bermudes, Escola Básica e Secundária de Levante da Maia
A Joana foi uma das 60 participantes do 3º Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos que decorreu em Estremoz de 23 a 25 de fevereiro. Vieram das seis escolas e para alguns foi um reencontro de amigos. Para todos foi uma oportunidade de conhecer os colegas de outras escolas e fazer novas amizades.
Cooperação, entreajuda, participação e CORAGEM foram as palavras que nos acompanharam numa “viagem” de dois dias. Para entendermos o poder das duas primeiras palavras começámos por enfrentar obstáculos (um mar revolto que provocou um naufrágio) mas onde aprendemos que em grupo, cooperando uns com os outros, conseguimos vencer estes obstáculos, sem deixar ninguém para trás. Depois foi altura de criar uma comunidade nova assente nos princípios e valores dos direitos humanos.
A participação assumiu particular importância quando debatemos os problemas da escola e como todos podemos contribuir para a sua resolução.
A CORAGEM foi palavra de ordem durante o resto do encontro. Tendo como pano de fundo a Campanha BRAVE – defensores de direitos humanos, refletimos sobre o que nos motiva (ou não) a sair em defesa dos nossos direitos e dos direitos dos outros. Arlindo Marques, um ativista ambiental inspirou-nos com o seu testemunho. Apaixonado pelo rio Tejo, tem sido incansável na sua defesa contra as empresas que provocam níveis de poluição impensáveis. Com ele aprendemos que para ser BRAVE, basta apenas indignarmo-nos com as injustiças!
Houve ainda tempo para mostrar solidariedade com as vítimas dos tiroteios da escola de Parkland nos EUA. Vê em baixo o vídeo que resultou das fotos realizadas durante o encontro, mas também das ações que foram depois realizadas em todas as escolas, num movimento de apoio e solidariedade com os estudantes norte-americanos que disseram #Neveragain!
A Neuza Ferreira, outra participante no encontro deixa o seu desejo “Espero que para o ano possamos voltar a ter uma experiência como esta, porque valeu a pena e quero voltar!”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.