Resumo do livro "A árvore", de Sophia de Mello Breyner Andresen
No Japão havia uma árvore muito grande, bela, com um tronco muito grosso, rugoso e estava naquela ilha há muitos anos.
As pessoas que viviam nessa ilha sentavam-se debaixo dela à sombra e suspiravam o seu ar perfumado das folhas. Os japoneses têm muito respeito e amor pela natureza e tratam muito bem as árvores.
Com o passar do tempo, a árvore cresceu tanto que toda a ilha ficava à sombra, por causa dos troncos e das folhas serem muito grandes.
Todas as casas começaram a ficar húmidas e as pessoas a ficarem doentes, porque não apanhavam sol. Durante muitos anos, tentaram resolver o problema, até que chegaram à conclusão de que tinham que cortar a árvore. As pessoas andavam tristes e choravam com pena de a cortar.
Aproveitaram os troncos para fazerem móveis, utensílios de cozinha e venderam para fazer barcos.
Deixaram alguns troncos secar e construíram uma grande barca, esculpiram-na e pintaram-na.
No dia que lançaram a barca ao mar, fizeram uma festa, enfeitaram as ruas com balões e houve fogo .
À medida que o tempo ía passando, as cerejeiras que plantaram no lugar da árvore, foram crescendo, embelezando a ilha e todos os anos faziam a festa da cerejeira em flor. Durante muitos anos a vida das pessoas correu muito bem, com muita alegria e com muita saudade da árvore.
Mais tarde, os marinheiros descobriram que a madeira das barcas estava a apodrecer e todas as pessoas andavam tristes e choravam. Tiveram que comprar madeira às outras ilhas para fazer novas barcas.
Aproveitaram o mastro da barca e fizeram uma guitarra japonesa para tocar e cantavam a música da árvore antiga para nunca mais se esquecerem dela.
Alunos do 6º ano
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.