
No dia 18 de novembro assinalou-se o 71º aniversário (nascimento) do escritor e jornalista António Pina. Falecido em 2012, António Pina (natural do Sabugal) deixou uma obra singular no campo da poesia, da crónica, da literatura infanto-juvenil e do teatro.
Como poeta, afirmou-se como uma das mais originais vozes poéticas na expressão pós-pessoana da fragmentação do eu, manifestando, em obras como Ainda Não É o Fim Nem O Princípio do Mundo Calma É Apenas Um Pouco Tarde, Lisboa (1974), Aquele Que Quer Morrer (1978), Nenhum sítio (1984), O caminho de casa (1989), Um sítio onde pousar a cabeça (1991), Algo Parecido Com Isto, Da Mesma Substância. Poesia Reunida 1974/1992 (1992), Farewell happy fields (1993), Os livros (2003) ou Poesia, saudade da prosa. Uma antologia pessoal (2011).
A sua obra encontra-se traduzida em diversas línguas e foi galardoada com diversos prémios, destacando-se, em 2011, o Prémio Camões.
Neste contexto, a Biblioteca da escola, em colaboração com os professores de Português, associou-se ao Museu Nacional da Imprensa e participou na iniciativa ONDA PINA - A POESIA em MOVIMENTO - que envolve escolas e universidades de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa, bem como escolas/centros de Português de outros países.
Ao longo do dia foram lidos poemas nas salas de aula de Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.