Calma é Apenas um Pouco Tarde"
Regresso devagar ao teu sorriso como quem volta a casa.
Faço de conta que não é nada comigo.
Distraído percorro o caminho familiar da saudade, pequeninas coisas me prendem, uma tarde num café, um livro.
Devagar te amo e às vezes depressa, meu amor, e às vezes faço coisas que não devo, regresso devagar a tua casa, compro um livro, entro no amor como em casa.
O escritor Manuel António Pina vai ser objeto de uma homenagem, no domingo, intitulada "A luz das palavras", que inclui o lançamento de dois livros, um deles inédito, uma exposição e leitura de poemas no metro do Porto.
A homenagem, no dia em que Manuel António Pina, recentemente falecido, completaria 69 anos, é organizada pelo Museu da Imprensa e pelo Jornal de Notícias e integra uma exposição documental que reflete as facetas do jornalista, escritor e poeta.
O momento da inauguração, marcada para o Museu de Imprensa, para as 16:00 de domingo, será também altura para o lançamento de duas obras de Manuel António Pina: o livro infantil "O pássaro na cabeça" e um ensaio inédito sobre "Aniki- Bobó", o filme de Manoel de Oliveira que Pina diz fazer "espelhar nas crianças os problemas do Homem".
O ensaio foi escrito por encomenda do Instituto de Cinema do Reino Unido para uma coleção de 100 livros sobre filmes clássicos do cinema mundial, mas a sua publicação nunca chegou a concretizar-se porque, segundo Vasco David, editor da Assírio e Alvim, o diretor do instituto britânico foi substituído e "o novo decidiu descontinuar a coleção".
Vasco David lembrou à Lusa que a edição deste livro - "atípico, porque se trata de um ensaio" -- "estava combinada com o autor desde o início do ano" e a editora prevê lançar ainda, em abril de 2013, "O tesouro", um livro infantil de 1994 que deu origem ao filme "Se a memória existe", de João Botelho.
Na homenagem, será também inaugurada a exposição de "Pina na paleta d' Agostinho", com trabalhos de Agostinho Santos sobre o escritor, de quem o pintor foi colega no Jornal de Notícias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.