2012-10-21

Carta para Manuel António Pina

"Carta para Manuel António Pina

Meu querido Amigo,

Há mais de uma semana que quase não durmo, pensando nessa "mais-que-coisa" que nos fita "como se dissesse: «Sou eu»", essa "mais-que-coisa" de cuja existência sempre suspeitei e cuja existência um dos seus poemas confirmou. O poema, As Coisas, foi o que escolhi citar nas primeiras páginas do meu livro homónimo porque, no fundo, confirmou também a possibilidade de existência desse livro. Todavia (e uso o advérbio porque sei que gosta dele; eu costumo usar o mais banal "contudo" e o mais curto "porém", mas hoje as palavras são para si e vou fingir que tenho a liberdade de lhe oferecer as suas próprias palavras). Dizia eu: todavia, perdi-a, a essa "mais-que-coisa", para sempre "entre prédios altos,/ sonhos de beleza, e em ruas intermináveis/ e no meio das multidões" (desculpe-me por estar sempre a citá-lo, mas desde ontem que os seus versos são tudo aquilo de que me lembro: "silêncio, escuridão e nada mais", "a meu favor tenho o teu olhar", "voltamos, um a um, da tua morte"...). E perdi-a para sempre pelo simples facto de a doença e a morte (quer a anunciada, quer a confirmada) dos que amamos nos privar do nosso próprio rosto, do nosso próprio nome, da nossa própria identidade. Serei certamente ainda aquela que aprendeu consigo que a amizade é a forma mais desprendida de amor; serei certamente ainda aquela que aprendeu consigo que "Primeiro sabem-se as respostas, as perguntas vêm depois", que os poemas são escritos nos próprios poemas, que não basta escrever poemas, é preciso estar disposto a defendê-los, como sustentava Yevtushenko. Serei certamente ainda essa pessoa que passeou pelo Porto consigo, que, durante várias madrugadas, esqueceu o sono para poder ouvi-lo, que chorou consigo a morte dos gatos. Serei certamente essa Inês, mas a "mais-que-coisa" primordial tem vindo a quebrar-se e são já raros os momentos em que me fita o rosto podendo afirmar, diante dele, "Sou eu". Porém (cá está...), o seu poema As Coisas ensina ainda a quem souber lê-lo que essa "mais-que-coisa", precisamente por ser primordial, por ser "antes da coisa", equivale a tudo o que perdemos desde que começamos a existir. Esta sua capacidade de em quatro versos recentes sintetizar uma obra extensa, hoje com quase quatro décadas, foi, desde o momento em que comecei a lê-lo com atenção, tinha então a sua Poesia Reunida acabado de sair, uma das "coisas" - e, há que dizê-lo, "mais-que-coisas" - que sempre me fascinou. Não apenas por revelar o seu modo de criar, de escrever poesia (poiesis...), a sua oficina de poeta, como também por revelar a sua honestidade e generosidade ao criar (e, como tantas vezes discutimos, em nada isto se confunde com amputação do fingimento ou, para usar um termo que talvez faça hoje mais sentido, da imaginação). Em suma, por revelar não apenas o criador, como também o homem que o Manuel foi, que o Manuel continuará a ser.
Não sei se alguma vez lhe cheguei a dizer o quanto me faz lembrar o meu Avô Zeca. Se não o fiz, ouvir-me-á agora, pois esse, sim, é o maior elogio que lhe posso fazer. E é também a razão que torna impossível aquilo que me têm dito desde os meus 12 anos: tens que aceitar. Eu não aceito: não aceito a morte e nunca poderei compreender uma doença que, em meses, me roubou algumas das melhores pessoas com quem me cruzei na vida, as pessoas que mais me ensinaram sobre o amor, a amizade, a beleza, a partilha. Como compreender uma doença que faz do corpo daqueles que amamos uma casa? Como compreender uma doença que se atreve a habitar os pulmões de um avô, o rosto de outro, os ossos de um amigo?
Quero acreditar que a morte, tal como a poesia, é essa passagem para o que não se vê (julgo que estou a citá-lo de novo). "Onde, porém?" (agora, sim, cito-o). Onde poderei um dia reencontrá-lo? "Em que lugares reais?" Na sua poesia, sem dúvida. Só que eu preciso disso: de um lugar real onde possa reencontrá-lo. Porque a minha dor não adormecerá nunca ao meu colo "como um animal de companhia".
Provavelmente é esse o motivo que explica a razão da minha irritação ao ver desfilarem nos jornais declarações de gente que nunca o leu. Lamentam a sua morte, essas pessoas que nunca o leram nem nunca o conheceram apenas porque "tem que ser", porque "fica bem", porque "é justo", porque "foi Prémio Camões". Agora, como o Manuel António bem sabia e bem me avisou ao sublinhar tantas vezes que, quando morremos, nos tornamos símbolos até que finalmente nos deixam cair no esquecimento, vão querer lembrá-lo, vão falar dos seus gatos e chamar-lhe gato, vão definir a sua poesia como sendo "do quotidiano" (e como se ficassem apenas à superfície dos seus versos), vão comentar como foi justo atribuírem-lhe o Camões e como foi no momento certo... Alguns talvez até recordem o seu casaquinho preto e o polícia que sabe os seus versos de cor. E alguns discutirão se é da Guarda ou do Porto como se um poeta não fosse de todos os lugares do mundo.
Eu continuarei à espera dos "lugares reais", para além dos versos. Como o Manuel sabe, tenho vida dentro de mim e, no entanto, sinto-me cada vez mais perto da morte, até pelo facto de a vida que está dentro de mim me fazer temer ainda mais a morte. Essa vida que me habita, deste Manuel que agora aguardo e que está dentro de mim como se eu fosse o país de pernas para o ar que ele pode habitar por estar ainda tão perto da infância, por ser ele uma espécie de infância absoluta, essa origem em que todas as palavras são possíveis; esse Manuel tentou avisar-me ontem, com um valente empurrão nas costelas que me deixou o interior do corpo a arder, que o dia 19 de Outubro seria cruel. Tal como têm sido os últimos 19 de Agosto para mim (e, sim, Agosto é que é o mais cruel dos meses, como eu disse ao Álvaro Magalhães quando soube do seu internamento) e os últimos 26 de Maio de mais de metade da minha vida. Foi mesmo uma espécie de fogo que senti por dentro quando o meu filho Manuel tentou ganhar espaço dentro da minha barriga, ele que terá o seu nome e nascerá no seu mês. Doeu-me aqui, na zona do estômago, onde me disse que um dia pensou ser o coração, este centro do corpo onde o Manuel afirmava que doíam as ansiedades, as aflições, as euforias. E rematava: "O coração, desse ponto de vista, é na barriga." Eu tenho literalmente um coração na barriga. E ontem ele ardeu-me. Procuro nos seus poemas a palavra "fogo". Não aparece mais de meia dúzia de vezes, uma delas no poema "Passagem", que o Manuel António me dedicou. Termina assim: "Agora que os deuses partiram,/ e estamos, se possível, ainda mais sós,/ sem forma e vazios, inocentes de nós,/ como diremos ainda margens e como diremos rios?".
Pouco mais sei dizer, de facto, pouco mais consigo. Recordaram-me ontem que o Manuel disse um dia que era eu a pessoa que melhor compreendia a sua poesia. Eu apenas a compreendo porque a sua poesia me compreende a mim, porque a sua poesia me falou da infância enquanto origem (do ser e da linguagem) e da morte enquanto possibilidade de recomeço, do poeta enquanto "pequeno morto [que] morre eternamente/ em qualquer sítio de tudo isto./ É a sua morte que eu vivo eternamente/ quem quer que eu seja e ele seja./ As minhas palavras voltam eternamente a essa morte/ como, imóvel, ao coração de um fruto."
Amanhã, partirei com o pequeno Manuel para a cidade que o meu amigo usou durante anos como uma camisola interior. No seu Porto, despedir-me-ei de si, lembrando-me do que nos disse, a mim e ao Pedro, quando um dia conversámos sobre a morte dos outros: "Quando eu morrer, vocês vêm ao meu funeral, estejam onde estiverem. Se não vierem, eu depois apareço-vos, fantasma, em Lisboa." Pedi-lhe, então, que não falasse da sua morte - e mal a sabia eu tão perto, demasiado próxima.
Sei, todavia, que as minhas palavras, a minha memória, voltarão eternamente a si, meu Amigo. No penúltimo dia em que nos vimos, em Fevereiro, quando apresentou o meu livro no Porto, disse (generoso...) que eu tinha motivos para estar assustada por ter escrito As Coisas. "Porque, depois de se ter escrito um livro tão inteiro e, digamos assim, tão "definitivo", que outro livro é possível escrever?" Eu pergunto hoje, depois da sua morte, como poderei eu algum dia voltar a escrever um verso que seja. No último dia em que nos vimos, o Manuel deu-me um beijinho na barriga, não sabendo ainda que estava a dar um beijinho a um outro Manuel mais pequeno. Eu desejo hoje, depois da sua morte, que o meu filho possa ser um pouco como o Manuel António Pina.

Receba, onde estiver, os meus beijos, os meus abraços, as minhas saudades,
Inês."
Resumo dos últimos dois dias.
Inês Fonseca Santos

Foto: Resumo dos últimos dois dias.

1 comentário:

  1. À Inês Fonseca Santos, cito Manuel António Pina: - “os pensamentos, as palavras, os desejos, os pesadelos, e as luzes e sombras são do que é feita a poeira da memória dos homens.”

    Cara Inês Fonseca Santos, tive conhecimento da sua carta pelo amigo jornalista e poeta Alberto Serra.

    As suas palavras têm o condão, no sentido literal da palavra, de sublinhar a dimensão pessoal do Poeta Manuel António Pina.

    A leitora, a amiga e a admiradora que foi a Inês Fonseca Santos, no entanto, permanecerá continuamente desperta. Preservará os livros (continuarão a ter leitores). Falará dos poemas (que se multiplicarão noutros), das crónicas (e assim sucessivamente), e lembrará a pessoa rara, que não passava incógnito pela cidade, que foi Manuel António Pina. Transmitirá ao vindouro pequeno Manuel o seu invulgar carisma e presença humana. Testemunhará que quem conheceu o sábio Manuel António Pina, que escreveu: - “a matéria da memória é indefinida e insegura e nela, como na matéria da vida - e a vida é provavelmente apenas memória -, se confundem acontecimentos e emoções, imagens e conjecturas, cuja origem nem sempre nos é dado com clareza reconhecer e cuja finalidade a maior parte das vezes nos escapa.” -, não ficou indiferente e alcançou algo de maravilhoso.

    Porém, quem sabe, na noite, na solidão, no silêncio, eventualmente um policia sabedor dos seus poemas, sob o testemunho das estrelas, encontre os gatos vagueando como silhuetas, talvez de encontro ao Poeta, porque é dele a eternidade, e receiem acordá-lo do seu sono.

    O querido amigo Poeta Manuel António Pina numa “carta a Mário Cesariny no dia da sua morte” termina assim a última quadra do poema: - “A gente vê-se um dia destes por Aí.”

    Bem-haja Inês Fonseca Santos, pela sua carta e até sempre Fernando Vilares.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Lerlevante Etiquetas

25 de abril (3) A caminho da Lua (11) A Magia da Leitura (13) Acordo Ortográfico (2) Acro Clube (2) Acrósticos (3) Afectos com Letras (1) ALice no País das Maravilhas (1) ALMOÇO INTERGERACIONAL (1) Almoço Literário (1) Alunos do 9º A escrevem sobre o Principezinho (1) Alunos em Inglês (1) Alunos escrevem... (2) AMBIENTE (3) Amizade e Afectos (1) Amnistia Internacional (1) Amnistina Internacional (1) Amo-te em várias línguas (1) Amor (1) ANIVERSÁRIOS (1) António Aleixo- Embora os meus olhos sejam (1) APEE MONTE DAS CRUZES (1) Arte (8) Arte em areia (1) Articulação (2) Articulação BE/CA - português 2º ciclo (1) Articulação e Sequencialidade (6) as mesmas histórias! (1) Atividade da BE/CA (4) Atividade de inglês (2) Atividade em família (1) atividades culturais (2) Atividades de escrita criativa (9) atividades de extensão cultural (50) audiobook (1) BAC (1) Baile de Finalistas (1) banco solidário (1) Banda da GNR (1) Banda Desenhada (16) Baús de Leitura (5) BE num projeto de parceria (1) BE/CA (1) Bem vindos! (1) Bibliofilmes (2) Biblioteca (37) Biblioteca de Arcos - Reinauguração da Escola (1) biblioteca de Santiago (1) Biblioteca Escolar (9) Biblioteca itenerante (1) Biblioteca+ Viva (1) Bibliotecas Portuguesas no Senegal (1) Bibliotecas regras de utilização (1) BIG BANG BIG BOOM (1) Biografias (4) Blogs na Escola (1) BOA (1) Boas Férias (1) Boas Festas! (3) Boas vindas 201 (1) Boas Vindas 2019-20 (1) Boas vindas aos alunos do 4º ano (1) Book (1) Cabaz de Leitura (1) Cabo Verde (1) caderno diário (1) câmara digital (1) Campeão do mundo de latim (1) canastras (1) Canastras 2014 (1) Canção (1) Canto das glicínias (1) Carl Sagan (1) Carnaval (2) Carnaval dos Animais (1) Cartaz do dia mundial do livro (2) Cartões magnéticos das Bibliotecas (1) Casa da Música (1) CDU na Biblioteca (1) CEI (1) CEL (2) Centro de Cidadania Digital (1) Chá de Folhas em Movimento (1) Chá de Palavras (1) Chá e Leitura (1) Ciência (30) Cinema (20) clube de leitura (13) Clube de Música (2) Clube Europeu (1) Clubes (4) Comércio com História (1) Como consultar páginas da internet (1) Concurso (5) Concurso Biblioteca escolar (1) Concurso de leitura (4) concurso de leitura do 6º ano (1) Concurso Nacional de Leitura (13) Concurso Uma Aventura (1) Concursos (8) confiante (1) Conta-nos uma história (4) Conto (1) Conto Oral (1) Conto Popular (1) contos (2) contos infantis (1) contos tradicionais (1) Convívios (1) corso carnavalesco (1) Corta - mato escolar (1) Covid 19 (1) Covid19 (1) CriAtividade (1) dança (1) de Rita Soares (1) debate (1) descobre a história e ganha o livro (1) Desporto Escolar (3) Dia da Terra (1) Dia 1 de abril (1) Dia da Biblioteca Escolar (1) DIA DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO (1) Dia da Criança (1) Dia da Europa (1) Dia da História (1) Dia da Internet Mais Segura (16) Dia da Mãe (2) dia das bibliotecas (2) Dia das Bruxas (1) dia das línguas (4) Dia de Reis (2) Dia de S. Martinho (1) Dia de São Valentim (12) Dia de Terra (1) Dia do Agrupamento (5) Dia do Livro Infantil - 2 de abril (1) Dia Europeu das Línguas (11) Dia Internacional da Biblioteca Escolar (1) Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial (1) Dia Internacional da Mulher (4) Dia Internacional das bibliotecas escolares (1) Dia internacional do livro infantil (3) Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e dos Sem - Abrigo (2) Dia Mundial da Alimentação (3) Dia Mundial da Criança (1) Dia Mundial da Música (1) Dia Mundial da Paz (1) Dia Mundial da Poesia (2) Dia Mundial da terra (1) Dia Mundial do Livro (2) Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (2) Dias comemorativos (1) DIREITO À ALIMENTAÇÃO (2) Direitos Humanos (2) Divulgação (1) dramatização (2) dramatização. (1) E mais um ano letivo termina! (1) E-books (2) EB Arcos (21) EB Folgosa (13) EB Frejufe (4) EB Monte Calvário (8) EB Monte das Cruzes (13) EB Santa Cristina (9) EBS Levante da Maia (27) ECO (3) Eco-Escolas (5) Ecos do Levante (1) Educar (1) Efemérides (66) EISCO (1) EL AMOR (1) Eleição da Assembleia de Representantes dos Alunos (1) Encontro Escolas Amigas dos Direitos Humanos (1) Ensino à Distância. (2) Entrega de prémios de Mérito e Revelação (3) Environment (1) Era uma vez... (1) Escapadelas na leitura (1) Escola Alerta (1) Escrita (12) Escrita recreativa (2) Escritores (115) Especial Dia da Mãe (1) Espetáculo Solidário (1) Estamos de volta! (1) Estantes de livros (1) Eu (1) Eu leio (1) Exames (2) Exposição (9) Exposição na EBS do Levante (1) Exposições (2) Fado (2) Fantoches (1) Feira do Artesanato (1) Feira do Livro Infantil (2) Feira do Livro Maia (2) Feira do Livro Usado (3) Ferramentas digitais (1) Festa da Canastra (1) Festas Populares (3) Festival de arte (2) Festividades (20) Ficção Científica (1) Final das férias (1) Folgosa da Maia (1) Formação (5) Formação de utilizadores - Onde está o livro? (12) Formação de utilizadores da BE (1) Formação SUB 18 (1) Gaivotas no Recreio (1) Gala Saúde Escolar (1) GCompris - Software Livre Pedagógico (1) Gente linda e famosa (1) gifs (1) Guimarães (1) Halloween (16) Hélia Correia (1) História (3) História de Amor (4) História de São Valentim (1) Homenagem (1) Homenagem a Charlie Chaplin (1) Hora do conto (1) hora do sonho (1) Ícone dos adolescentes - Lady Gaga (1) Ida ao teatro (1) Ideias de Escrita (1) ilustrações (1) Ilustradores (7) Imprensa (1) Inclusão (1) INEDIT.MAIA (4) Inglês (2) inglês e geografia (1) Iniciativa "Aprender e Inovar com TIC (1) Início do ano letivo 2020 (1) Início do novo ano (3) insiste (1) Internet Segura (16) It´s a book (1) J.K. Rowling (1) Jantar convivio (1) JI de Barroso (2) jogo do 24 (1) Jogo Dramático (1) jogos (2) jogos de relaxamento para crianças (1) JOGOS MATEMÁTICOS (1) Jornadas RBM (6) José Saramago (4) La chaussette de Noël (1) laboratórios (1) Lê as nossas descobertas sobre … (1) Leitura (58) Leitura e o 25 de Abril (5) Leitura + Acessível (1) Leitura à la carte (1) Leitura autónoma (1) Leitura de fácil acesso! (1) Leitura de férias (1) Leitura domiciliária (6) Leitura e arte (2) Leitura e Culinária (1) Leitura e declamação de poemas e textos (2) leitura e desenho (1) Leitura e Literacia (1) Leitura em férias (1) Leitura fator de formação e informação (2) Leitura orientada (3) Leitura Orientada em Sala de Aula - Plano 21|23 Escola+ (1) LEITURA RECREATIVA (4) Leitura- Livro do Mês (2) Leituras (3) leituras partilhadas (2) leituras- declamações (1) Leituras-declamações- articulação (1) Lenda do bolo rei (1) Lendas (7) Ler (14) Ler com Amigos ainda é melhor (3) Ler com Amigos é melhor! (1) Ler é cuidar de nós em tempo de pandemia (1) Ler é... (1) Ler em casa (2) Ler em familia (2) Ler mais... (34) Ler na biblioteca (3) Ler para Vencer (22) Ler/ouvir (1) LER+ EM FÉRIAS (1) Letura on (1) Li (1) LÍNGUA APURADA (1) lingua portuguesa (1) Linguagem Gestual (1) Linha Somos Todos Digitais (1) Lista vencedora das Eleições para a Assembleia de Representantes dos Alunos (1) Livraria Bertrand - Descontos (1) Livros (20) Livros em papel (1) Livros na nossa opinião... (1) Livros para adolescentes (1) Livros Viajantes chegam ao cais... (1) Livros/autores premiados (1) London (1) LS2 (5) Madalena Nogueira dos Santos (1) Manuel António Pina (42) Mar (6) Maria Teresa Calçada (1) Matemática (8) MEDIA (1) Medicina (1) Mendigo com voz de rádio espanta a América (1) mês da Literacia (1) Mês internacional das Bibliotecas escolares (66) Mexe-te (1) Microbibliotecas de jardim - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (1) Mimos do curso de estetica (1) Minsk 2019. (1) Minutos de Ciência (2) Miriam Makeba (1) Miúdos a Votos (3) Motivação para a leitura (1) Música (24) NA BIBLIOTECA . (1) na Feira do Livro do Porto (1) Natal (22) navega e leva-nos contigo (4) navega e leva-nos contigo. (3) no âmbito do PAFC (1) Nossa Senhora da Hora (1) Novo ano letivo de 2016 (1) Nunca digas não (1) O biblevante diverte os alunos (1) O João (1) O lago Encantado (1) O libro e a lectura (1) o Mar (3) O nosso patrono (1) O ponto e linha - Um filme matemático (1) O português no mundo (1) O que estás a ler? (2) O Rapaz de Bronze (1) O velho e o Mar (1) Oferta de livros (3) Oficina de escrita (13) Oficina de escrita criativa (2) Oficina de Escrita dos 6ºC/D (1) Oficina de leitura (1) Oficina Eco-leitura - Ler para descobrir o Mundo (1) Olimpíadas Internacionais de Física (1) Onda de Provérbios Marítimos (1) Origami (1) Os Blogs dos nossos alunos (1) Os contos de Grimm (1) Os nossos gatos (2) Os pequenitos (1) outono (4) Outros tempos (1) Panfletos elaborados pelo 6.ºC (1) Papel por Alimentos (2) Parceria Inglês 2º CEB/BECA (1) Parceria Inglês 2º CEB/BECA e 1ºCEB-SAF (1) parcerias (1) Parlamento dos Jovens (2) Páscoa Feliz (1) Páscoa... em quarentena (1) Patronos (2) Pé no Charco (1) Pensamento (1) Pensamento do mês (1) pets (1) Pintores (1) Pintura (2) Plano Nacional de Leitura (11) PLN+ Leitura Familiar (1) Podcast (11) poema (2) Poema ao Dia da Mãe (2) Poesia (36) Pop - up Books (1) PORDATA/RBE (1) Portal (1) português (5) Prémio Nobel (8) Prémios (12) Preparação para Exame (2) Presente do indicativo (1) Princesa da Chuva de Luísa Ducla Soares (1) Processo Eleitoral para os Órgãos da Assembleia de Representantes de Alunos Ano lectivo 2010 – 2011 (1) PROJECTO “Leitura – Factor de Formação e Informação” (Fábulas de La Fontaine ) (1) Projeto de Flexibilidade Curricular (1) Projeto eTwinning (1) promoção da leitura (7) Propaganda de Leitura (1) Prosa (1) Proteção Civil (2) Proteção da Pégada Ecológica (1) Provas de Matemática e Português (2) Quadras de S. Martinho (1) Quadras de São João (1) Quizzes (1) Radio (1) RBE (1) Receção ao Pessoal docente e não docente (1) Receção aos alunos do 4º ano (11) Receção aos alunos do 5º e 10º (1) Reciclagem (4) Reciclagem - Marcadores de Livros (1) recolha de livros (1) recursos à distância (1) Redes Sociais (1) Regresso (4) Regresso ao Trabalho (2) Regresso às aulas (5) Regresso às aulas online (1) Rei D.Carlos (1) resiste e vencerás. (1) Resumo (1) ROAD SHOW ESCOLA XXI (1) Romarias (1) Sabias que... Podes fazer uma pesquisa no google através de uma imagem? (1) sala do aluno (1) salas de História e de Geografia (1) salas de inglês (1) Sarau Desportivo (1) SEGUIDOR Nº100 (1) Semana da Leitura (89) Ser Poeta (1) Série Televisiva de Spielberg (1) Setembro (1) Simpsons (1) Solidariedade (2) St. Valentine's Day (3) STEAM (3) Stop smoking (1) Sucesso Escolar - PISA (1) Sugestões para exames (1) Supertmatik (20) TAFDUP (1) Teatro (4) Teatro Pé de Vento (2) Tecnologia (32) Televisão (1) Tempo de quarentena (1) texto (1) texto instrucional (1) texto poético (3) Texto poético dramatizado (1) tEXTO PUBLICITÁRIO (1) Toquinho e a criança (1) Toto-História (1) Trabalhos dos alunos (7) Trio da ginástica . (1) tu ouves (1) Ucrânia (1) Um Livro (1) Uma porta para a vida. (1) Uma quarentena de Histórias.Podiam ser Amigas (1) Valores de Futuro (1) Vamos cantar os Reis (1) Vamos escrever uma história online... (1) Viagens (1) Vídeo (11) Visita de estudo (5)