

Hoje, temos um texto duma Encarregada de Educação. Obrigada pela participação e esperamos que este caso sirva de incentivo para muitos mais.
A Co-Piloto do Pai Natal
Já há muito tempo que ansiava partir para esta aventura. Com duas mudas no saco, fiz-me às nuvens, para a viagem mais longa que alguma vez imaginara. Como sabes, o Natal é uma festa comemorada em todo o mundo. Não importa o idioma, a raça, a condição económica, a idade ou o clima. O Natal é um evento universal e cada país segue uma tradição, respeitando as lendas e os costumes dos seus antepassados. Segue-nos...
Suécia• As festas de Natal começam no dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem as suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha, veste-se de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela oferece a cada elemento da família, café e bolinhos.
Itália• Os presentes são entregues no dia 6 de Janeiro. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida a Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram viagem esfomeada e cansados. Quando a velha senhora sentiu um aperto no coração, já os Reis Magos estavam muito longe. A lenda conta que Befana ainda vagueia pelo mundo procurando o menino Jesus sob várias formas: rainha, fada, velha ou bruxa.
Japão• O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes é fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus numa manjedoura. Aí aparece o “berço”, objecto desconhecido dos bebés japoneses, uma vez que não dormem nele.
Índia. Os cristãos na Índia, decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Em alguns locais, enfeitam as casas com lâmpadas de argila acesas com óleo.
Belém• Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na Igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de Dezembro. Quando termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: pão preto acompanhado de vinho.
Chegámos a Portugal à hora da missa do Galo. As crianças esperavam ansiosamente as prendas do Pai Natal. Saltei do carro e despedi-me do” Piloto” que seguiu viagem para a tua chaminé.
FELIZ NATAL!!!
Maria Helena
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.