

O Nobel da Física foi atribuído a 5 de Outubro de 2010, aos investigadores Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester, Reino Unido.
Andre Geim e Konstantin Novoselov ganharam o Prémio Nobel da Física 2010 "pelos seus trabalhos revolucionários sobre o grafeno" , a forma bidimensional útil no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos.
"Os transístores de grafeno são substancialmente mais rápidos do que os transístores de silicone, usados atualmente, e resultam em computadores mais eficientes", refere a Academia Real das Ciências da Suécia.
"Dado serem praticamente transparentes e bons condutores, os transístores de grafeno, terão aplicação em ecrãs tácteis, painéis luminosos ou até em painéis solares", acrescenta.
O grafeno foi descoberto no final de 2004, no centro de Nanotecnologia da Universidade de Manchester, e tem a espessura de apenas um átomo.
Andre Geim, 51 anos, é um cidadão holandês de origem russa. Konstantin Novoselov, 36 anos, tem dupla nacionalidade, russa e britânica. Ambos são professores da Universidade de Manchester, Reino Unido.
Fonte:www.expresso.pt
10:58 Terça feira, 5 de Outubro de 2010
Nunca tive dúvidas de que a Ana é uma mulher de mil e uma faces.Parabéns pelo blog. Vou ser visita assídua. Ana Reis (Monte do Calvário)
ResponderEliminar